0

Menina é curada de cancro com células estaminais de cordão umbilical

       Uma menina chamada Alba, da cidade de San Fernando (Cádiz, Espanha), tornou-se o primeiro caso a superar com êxito um cancro no cérebro após ser tratada com células estaminais do próprio cordão umbilical, conforme a companhia Crio-cord  (um dos bancos de conservação de células estaminais autorizados na Espanha).


       A menina, que nasceu sã em 2007, recebeu aos dois anos de idade um diagnóstico de meduloblastoma - um cancro de cérebro pouco frequente. Ao ser retirada a maior parte do tumor, depois de vários ciclos de quimioterapia, foi destruído não só o tumor maligno mas também o sistema sanguíneo da menina. A paciente foi submetida ao transplante de células estaminais do sangue do seu próprio cordão umbilical.

       Depois do transplante, as células estaminais migraram para a medula óssea, onde se multiplicaram e começaram a gerar glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, iniciando assim a regeneração de seu sistema sanguíneo.

Ver notícia original aqui
0

Neurónios funcionais obtidos a partir de células do sangue do cordão umbilical

     Dado que o sistema nervoso central possui uma capacidade de auto-regeneração muito limitada, a terapia celular com células estaminais representa uma alternativa terapêutica promissora para diversas doenças neurológicas. Uma das estratégias que tem vindo a ser estudada é o transplante de tecido artificial produzido a partir de materiais de suporte biodegradáveis e células estaminais precursoras de neurónios. Num artigo publicado recentemente na revista Tissue Engineering, os autores utilizam linhas celulares neurais derivadas de sangue do cordão umbilical humano para a produção in vitro de tecido nervoso artificial.

       As estruturas tridimensionais criadas permitem que as células estabeleçam interacções entre elas, essenciais para a sobrevivência, multiplicação e diferenciação celular. Os resultados deste trabalho indicam que o sangue do cordão umbilical é uma fonte interessante de células estaminais com capacidade para originar neurónios funcionais em sistemas de cultura 3D.

Adaptado da revista “CRIONEWS”


 
Copyright © Células Estaminais