2

Tipos de Células Estaminais


Há 3 grandes tipos de células estaminais: as células totipotentes, células multipotentes e células pluripotentes.
                
- As células totipotentes apresentam um potencial de diferenciação ilimitado.

- As células multipotentes têm um potencial de diferenciação limitado a alguns tipos de tecidos, estando presentes nos fetos, no cordão umbilical, na placenta e nos indivíduos adultos.

- As células pluripotentes têm uma capacidade de diferenciação maior que as células estaminais multipotentes, podendo originar qualquer tipo de tecido com excepção da placenta.



0

Potencialidades das Células Estaminais


A maior potencialidade das células estaminais é a sua capacidade de diferenciação celular noutros tecidos do corpo, tais como: órgãos, nervos, ossos.

Devido a esta sua característica de diferenciação celular, as células estaminais são muito importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis no tratamento de doenças cardiovasculares, neuromusculares, ósseas e anomalias sanguíneas.

Assim, o principal objectivo das pesquisas com as células estaminais é usa-las para recuperar os tecidos danificados por estas doenças. Estas células podem ser encontradas nas células embrionárias e em vários locais.
0

Transplante de células estaminais curou homem com VIH

Nos últimos anos, graças ao avanço da ciência e a custo de uma grande quantidade de medicamentos, quem sofre de VIH tem visto a sua qualidade de vida melhorar, apesar de não haver nenhuma cura conhecida… Até agora.
O norte-americano Timothy Ray Brown tomava um cocktail de comprimidos para combater o VIH desde 2003, apesar de sofrer desta doença desde 1995. Em 2006, descobriu que sofria de leucemia mieloide e, determinado a curar esta forma de leucemia, submeteu-se a um tratamento de alto risco.
Timothy iniciou um tratamento de quimioterapia, que destruiu grande parte das suas células imunitárias, e ainda radiação em todo o corpo, antes de realizar um transplante de células estaminais, acto a que aproximadamente um em cada três pacientes não sobrevive.
Mas Timothy Ray Brown sobreviveu, livrou-se do seu tipo de leucemia e, como se não bastasse, as células estaminais parecem ter curado também a infecção do VIH.
A meio do mês de Dezembro de 2010 os médicos alemães publicaram o seu estudo oficial. Este mostra que Timothy não exibe sinais de infecção do VIH e o seu sistema imunitário funciona de forma normal. Está curado.
Infelizmente a cura é, provavelmente, única. Esta foi uma técnica bastante arriscada, que dificilmente os médicos tornarão a utilizar em actos normais, já que os actuais tratamentos, apesar de não curarem são capazes de prolongar a vida dos pacientes durante largos anos.
Mas este processo de cura é, assim, mais uma etapa para se chegar à solução deste mal.


Adaptado de: aeiou.expresso.pt
0

O que são as Células Estaminais?


As células estaminais são as células mestras do corpo humano. Elas têm a capacidade de se dividirem e diferenciarem em diferentes linhagens, visto serem indiferenciadas e não especializadas.

Existem várias formas de se obterem células estaminais; através do embrião pré-implantado (células embrionárias), do embrião pós-implantado e do feto (células estaminais fetais) ou da placenta ou ainda do organismo adulto (células estaminais adultas).

A origem das células determina a categoria em que se enquadram: totipotentes, pluripotentes ou multipotentes. Cada categoria tem potencialidades diferentes.

Actualmente existem vários estudos a decorrer em todo o mundo de modo a encontrar uma forma segura e eficaz de aplicar as capacidades das células estaminais para tratar qualquer doença. 

Crioestaminal

Como já referimos na introdução ao blogue, o nosso grupo irá participar no concurso promovido pela Crioestaminal, "Crioestudante", que está disponível para os alunos do Secundário. Este concurso tem como objectivo a realização de um trabalho criativo sobre o tema das Células Estaminais tendo como sugestão de problema "O que nos reserva o futuro das células estaminais?".

Quando lemos o regulamento ficámos com uma dúvida que era a seguinte: O trabalho a enviar, segundo eles, tinha que ser em PowerPoint tendo apenas um resumo de 200 palavras em Word. No entanto a metodologia de trabalho habitual não é assim (primeiro cria-se o documento Word e depois o mais importante fica no PowerPoint) e quisemos obter um esclarecimento; fizemo-lo através do seguinte contacto alexandra.mendes@crioestaminal.pt.

O mail que nos enviaram foi o seguinte:

"Boa tarde

Peço imensa desculpa mas o vosso email passou-me despercebido.

O trabalho tem que ser em Powerpoint.
Terão de ter imaginação e colocar o conteúdo num ficheiro desse tipo. O
áudio e vídeo podem colocar como links do youtube, por exemplo, pois o
máximo são 10 MB e não será difícil com este tipo de materiais ultrapassar.

Mais alguma dúvida, não hesitem em contactar

Cumprimentos"

Queremos deixar aqui este esclarecimento pois outras pessoas poderão ter a mesma dúvida. Outra maneira de contactar a Crioestudante é através do facebook http://www.facebook.com/crioestudante
 
Copyright © Células Estaminais