Transplante de células estaminais curou homem com VIH

Nos últimos anos, graças ao avanço da ciência e a custo de uma grande quantidade de medicamentos, quem sofre de VIH tem visto a sua qualidade de vida melhorar, apesar de não haver nenhuma cura conhecida… Até agora.
O norte-americano Timothy Ray Brown tomava um cocktail de comprimidos para combater o VIH desde 2003, apesar de sofrer desta doença desde 1995. Em 2006, descobriu que sofria de leucemia mieloide e, determinado a curar esta forma de leucemia, submeteu-se a um tratamento de alto risco.
Timothy iniciou um tratamento de quimioterapia, que destruiu grande parte das suas células imunitárias, e ainda radiação em todo o corpo, antes de realizar um transplante de células estaminais, acto a que aproximadamente um em cada três pacientes não sobrevive.
Mas Timothy Ray Brown sobreviveu, livrou-se do seu tipo de leucemia e, como se não bastasse, as células estaminais parecem ter curado também a infecção do VIH.
A meio do mês de Dezembro de 2010 os médicos alemães publicaram o seu estudo oficial. Este mostra que Timothy não exibe sinais de infecção do VIH e o seu sistema imunitário funciona de forma normal. Está curado.
Infelizmente a cura é, provavelmente, única. Esta foi uma técnica bastante arriscada, que dificilmente os médicos tornarão a utilizar em actos normais, já que os actuais tratamentos, apesar de não curarem são capazes de prolongar a vida dos pacientes durante largos anos.
Mas este processo de cura é, assim, mais uma etapa para se chegar à solução deste mal.


Adaptado de: aeiou.expresso.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Células Estaminais